









BIOGRAFIA
Mineiro, Professor, Publicitário, Artista Plástico e Jornalista. Atua no mercado na área de comunicação e artes. Rodrigo de Oliveira Vilela tem 33 anos, é graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pela Unip - Universidade Paulista em Publicidade e Artes Visuais respectivamente, jornalista registrado sob o número 0018655/MG e Professor de Artes e História da Arte no ensino fundamental e médio pelo Colégio Padre Júlio Maria. CONCEITUAL: O trabalho se dividiu em 2 fases ao longe de 12 anos: uma fase bastante autoral e inspirada por temas como o expressionismo alemão e o abstracionismo, várias exposições e lançamentos de álbuns aconteceram dentro desta temática. A outra fase é mais acadêmica, trabalhando mais o bodegones, a natureza morta e desenhos e pinturas mais naturalista, isto é, mais dentro da realidade e da lógica, da estrutura humana e real.
O TRABALHO EXPRESSIONISTA: Trabalhos oníricos e puramente autobiográficos, inspirados em traumas e medos. Sobretudo pintados em nanquim, acrílica, óleo, desenhos em carvão, café e shoyu. Os trabalhos foram expostos em galerias, museu, shoppings, feiras e convenções de artes. Trabalhos voltados para o Horror Gráfico. Esboços em telas, cadernos e pinturas em madeira. Os trabalhos foram expostos em diversas exposições, dentre elas, a exposição no Museu da Loucura, museu em Barbacena-MG, antigo sanatório da cidade. Após a exposição, foram desenvolvidos 2 álbuns / livros sobre o tema: Rodrigo Vilela (livro 01) e The Visceral Mind (livro 02) pela Editora Criativo em São Paulo. Em novembro de 2017 ocorreu o lançamento do livro pela Editora Criativo em São Paulo. Rodrigo foi um dos 58 artistas no volume da editora, em 2019 um novo lançamento pela mesma editora. Influência do Horror, do Expressionismo Alemão e sua distorção plástica. Rodrigo explora todas as nuances do medo, da loucura e tudo que é inerente ao lado mais obscuro do ser humano. Todo o trabalho rendeu 6 premiações em artes em sua cidade natal, Boa Esperança - MG. Fez parte de diversos projetos gráficos, ilustrando, como por exemplo o livro norte americano do ator David Homb, "AWAKE, I DREAM" que será lançado pela Amazon nos EUA neste ano. Homb é o ator do clássico jogo da década de 90, PHANTASMAGORIA. Outro projeto é na direção de arte do jogo digital indie “SOBREV!VA”. Todos dentro da temática expressionista.
O TRABALHO ACADÊMICO: Ao ingressar na academia, a plástica do trabalho mudou-se. Desenhos como: a natureza morta e bodegones, o uso do carvão, do sfumato e de técnicas mais acadêmicas ganharam força. Da tinta a óleo, o uso do contraste em paisagens e na estrutura humana tomou o lugar das figuras distorcidas da temática anterior. Dentro do trabalho acadêmico, 2 grandes séries ganharam força: Os Mestres na História da Arte e o Bodegones (natureza morta).
A GALERIA DE ARTES: Em 2018 iniciou-se o projeto da galeria de artes particular na cidade de Boa Esperança – MG. O projeto consiste em uma residência e galeria na orla do Lago de Furnas na cidade de Boa Esperança. O projeto tem 300m2 em um terreno de 360m2, conta com um espaço para exposições e salas de aulas para receber aulas livres de artes, além de uma residência. A obra será separa em 2 blocos, um residencial e outro curatorial e de caráter expositivo. Uma passarela irá unir os blocos. Ambos os blocos possuirão 2 pavimentos e um jardim se erguerá no 1° pavimento unindo-os também. A previsão do início da construção é para meados de 2022. AS MATÉRIAS: Alguns jornais que cobriram as exposições: O MGTV (Filiada Globo) de Juiz de Fora cobriu a exposição no Museu da Loucura pelo quadro Diversão e Artes, O Flash Minas de Belo Horizonte pela TV Alterosa (filiada SBT) cobriu a matéria sobre artes e educação que aconteceu na cidade de Boa Esperança, matéria para o festival Virada Varginha, entrevistas para a Editora Criativo no Jazz Restô & Burgers em São Paulo, dentre outras matérias foram importantes para propagar o trabalho do artista.